sábado, 13 de outubro de 2012

Comendo a frustação



A vida é uma eterna frustração.
Nunca estaremos 100% satisfeitos. Nunca alcançaremos a felicidade plena (isso só acontece em livro de auto ajuda). Nunca vai estar tudo perfeito, sempre vai ter uma coisinha aqui ou uma coisona acolá, e cada um tem sua maneira de compensar esta frustração. Mas, sempre, ela é compensada por prazer:

Tem gente que compensa no esporte! (sorte deles!)
Tem gente que compensa no sexo!
Tem gente que compensa no video game!
Tem gente que compensa na música!
Tem gente que compensa no álcool!
Tem gente que compensa nas drogas!
Tem gente que compensa na igreja!
Tem gente que compensa no shopping!
Tem gente que compensa na comida!

Isto é uma "descarga indireta" do ego para lidar com as frustrações, angústias, etc. Freud explicou há tanto tempo atrás,e é muito verdade. E isso não é doença, é funcionamento psíquico do ser humano. Para aguentar "o baque" da vida, a gente busca prazer. Só vira doença quando saí do controle, atrapalha o cotidiano, prejudica a saúde, etc.

Ter este conhecimento não me deixou "livre" das minhas descargas indiretas maléficas e não saudáveis. Quantas vezes eu descarrego em comida conscientemente: estouro um saco de pipoca e como, sem fome, sem vontade, mas para preencher algo lá dentro que falta (e sempre vai faltar). Para compensar a vida corrida e cansativa, o namorado que não se compromete, o dinheiro que falta todo fim do mês mesmo ganhando relativamente bem. Mas estou tentando dia-a-dia mudar o foco, e compensar um pouquinho em tudo e buscando achar meu equilíbrio, mesmo dentro do desiquilíbrio que é viver...

Fazem dias que não me entrego a compulsão. Respiro fundo, mudo o foco. Jogo vídeo game, vou para academia, tomo um porre, danço até suar, faço amor... Tudo na medida saudável.

Vamos ver até quando, pq sei que quando saí do meu controle não há mortal kombat, nem alteres, nem orgasmos, nem melodias que vão satisfazer meu ego. É a maldita caloria, fritura, gordura, açúcar que preenche meu vazio no descontrole, mas felizmente isso cada vez mas espaçado e não rotineiramente...

Por que comer tem que ser prazer sim, mas temos que ter outros, para não virar doença. Mas do que quilos a mais, o peso na consciência, a vergonha, o sentimento de impotência por sair do controle é altamente doentio, e preciso lutar contra isso todos os dias! Nunca estarei "a salva" ou "curada". Vai ser sempre uma batalha árdua entre eu e eu mesma. Cabe a mim controlar. E até que estou me saindo bem!


Um comentário:

  1. preciso achar os outros pontos de fuga pq ta foda.... bjokas lindeza e um ótimo fds

    ResponderExcluir