terça-feira, 11 de setembro de 2012

Agora é pra valer!

Olá. Meu primeiro post num blog de emagrecimento. Visito vários... Muitos me inspiram, mas a maioria me inveja, admito! Me inveja ver aquelas pessoas se pesando e emagrecendo semanalmente e eu só de expectadora. Para entender o pq da inveja um pouquinho da minha vida:

Fui uma criança magra. Doente e magra. Costumo dizer que o cheiro da minha infância é o cheiro de farmácia. Tive todos os "ites" de doença imagináveis, e vivi uma infância magrinha, mas não de saúde. E minha mãe, como uma boa mãe que é, me dava muita comida para eu sarar. E sarei demais. Viciei em comida. Acho que o início do meu vicio por comida, de comer até cansar, começou com isto (se você é quase 30tão como eu vai lembrar):

E com 12 anos já era uma menina gordinha. Hoje vejo as fotos e não me acho, mas na época já sofria "bullying" ("ahhhhhhhh ela não consegue cruzar as pernas para sentar" - como criança é má!).
Tive uma adolescência meio gorda/meio magra, já que logo aos 17 anos fiz minha primeira loucura para emagrecer: tomei remédio, e dos fortes (na época ainda pudia tomar remédios com anfetaminas - mas não uma menina de 17 anos - 1.60 e 70 quilos - não se o médico fosse responsável!!!!!!!!!). Depois da "loucura" que durou apenas um mês passei pros 60 quilos e vivi uns 4 anos no peso certo entre 58 e 60 quilos. Fazia muita atividade física, corria na esteira, na rua, dançava, era ativa... Foi uma época feliz e magra, vejo as fotos e penso que era assim que deveria ter ficado. Mas o tempo passou, entrei na faculdade, não tinha emprego, nem juízo, nem auto estima e logo voltei pra casa dos 70 e pouco, até que me rendi de novo: vou ao médico e tomar "a fórmula mágica" que até me fez desmaiar, mas me manteve 4 anos magra! Tomei um novo remédio, a sibutramina. Não sei ao certo quanto fiquei de peso, mas fiquei bem (sei que era bem mais dos meus 58 da adolescência, mas estava OK). Com menos peso, aumentou a auto estima, e comecei a namorar com meu atual! Depois de 5 anos de relacionamento muita coisa mudou:

- fiz outra faculdade (hoje sou formada em adm e estou me graduando em psicologia);
- tenho uma carreira consolidada;
- me conheço e me valorizo muito mais;
- não sou tão imediatista!

Com todas estas mudanças positivas, tem uma negativa que me envergonho muito: engordei bastante nestes 5 anos. A rotina de acordar as 6 e pouco, trabalhar 10 horas, ir a faculdade e dormir, fez da comida de novo meu maior prazer, lazer e refúgio. Isso na rotina, e no fds nada melhor que rodízio de japonês e muita cerrveja a dois. Resultado: 86 quilos!

Nestes 5 anos mesclei dietas doidas com períodos de relaxo total, mas apesar do número ser bem alto, me sentia bem - "até". Até que um dia, a comissão de formatura anunciou que no próximo sábado tiraríamos as fotos do convite de formatura. Eu em fase de mais uma dieta pensei: ufa, ainda bem que comecei a dieta, vou ficar "bem na foto" (olha o imediatismo aí de novo - comendo meses muito, alguns dias pouco, na minha cabeça milagrosamente ficaria magra!!!). Vou me arrumar (a foto era de roupa preta), e vejo que estou mais ou menos. Coloco um casaquinho para disfarçar. E vamos para as fotos - OOOPS... não consegui baixar as fotos, deixa pra um próximo post ;)
Mas enfim: quando ví a foto me assustei. Mesmo depois da "dieta" era uma pessoa obesa. Não me enxergava, mesmo olhando o peso na balança (raramente) como uma pessoa obesa. Mas era o que eu era. Uma pessoa obesa, de IMC 31, que precisava URGENTE, não só pela estética, mas pela saúde (que já tava dando sinais - muito cansaço de subir escada, etc). E comecei, de verdade mais uma dieta.

1° tentativa: o "mialgre" de novo subitramina - em 3 meses perdi só 4 quilos =( Também, meu organismo deve estar "viciado" - desisti! E para sempre!
2° tentativa: ACADEMIA! Até que enfim um acerto até aqui não? Depois de 2 meses de academia perdi + 2 quilos.

Até então havia perdido 6 quilos em 4 meses. Bem pouco. Motivo: compulsão alimentar. No meio da dieta, mesmo me exercitando tive alguns episódios de compulsão. Coisa que não cabe na minha vida mais, principalmente agora que estudei e sei todos os mecanismos =( Mas sou humana acima da psicologia, e preciso de alguma forma  "me tratar"...

Sozinha é difícil, então decidi abri este espacinho. Vou postar um pouco da minha nova rotina de exercícios, de dieta, pesagens, e conto com o apoio e "reforços positivo" de vocês, para finalmente perder peso de forma saúdavel e PARA SEMPRE!
Por que agora é pra valer ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário